O PIB cresceu 1,4% no segundo trimestre e chega ao segundo lugar do ranking mundial. Somando até aqui 3,3% nos dois primeiros trimestres. E qual é a verdade sobre este desempenho?

De um lado, o governo comemora, do outro, o mercado em mais uma previsão errada pede juros alto. Quem está certo?

Precisamos entender os números e os interesses opostos. A previsão do mercado era de um crescimento de 0,9%. E o crescimento neste trimestre foi de 1,4%, impulsionado pela indústria, a qual obteve uma expansão de 1,8%, e pelo setor de serviços, onde o crescimento chegou a 1,0%.

O destaque maior foi o indicador de investimento que chegou a 2,1%, significando que a indústria comprou máquinas e investiu na sua estrutura para uma maior produção. Diga-se de passagem, efeito da Reforma Tributária que entrará em vigor em 2026.

É importante observar este indicador, pois revela que esse investimento tem sua natureza sustentável, mais bens e serviços serão produzidos e comercializados.

Também houve o aumento do consumo e a diminuição do desemprego, o que pode pressionar a inflação. Todavia, lembremos que o crescimento maior foi do investimento que não causa inflação.

A poupança teve uma retraída e as exportações tiveram um aumento de 1%,  contra 7% de importações. E aqui o mercado criticou, mas com uma amnésia quase que instantânea, qual seja: a indústria investiu para produzir mais; consequentemente as exportações vão aumentar.

Então, por que o mercado quer aumentar o juros? Acontece que devemos observar sobre os verdadeiros interesses que estão por trás de tudo isso. Para o mercado tudo é subir juros, o mais alto possível sempre, tendo em vista que este é o jogo deles. São banqueiros e bancos não produzem nada, sua função é emprestar dinheiro.
O mercado vive de conseguir meios para receber a riqueza dos que produzem. Por isso, ele precisa vender seu produto, o juros alto. Sempre procurando dados que justifiquem seu aumento para pressionar o Banco Central.

A gente precisa entender que eles estão fazendo o "corre" deles.

Pensemos juntos. A inflação está controlada, os que produzem estão ganhando mais, as famílias estão ganhando mais, as empresas estão ganhando mais. Ora, eles querem ganhar o deles também. Então, galera, aumenta o juros para os caras.

Eles prestaram um grande serviço ao país, com previsões completamente erradas e sensacionalismo pessimista, imagina o volume que deixou de ser investido pelos empresário que acreditaram no discurso desses caras. E mesmo assim o PIB foi forte.

Se eu fosse do mercado também estaria contra o Brasil. Seria tudo pela minha comissão de vender empréstimos com juros altos. SOBE O JUROS!!!

Deixe seu comentário