Por Eloise Elane
Na sessão híbrida (online e presencial) da Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta teça-feira (1º/2), em que leu a mensagem do Poder Executivo ao povo da Paraíba, o governador João Azevêdo enalteceu a papel da ciência e agradeceu aos profissionais que se se dedicam ao combate ao coronavírus.
Foi na sessão preparatória que antecede ao período regular de sessões ordinárias da Casa de Epitácio Pessoa, sob a presidência do deputado Adriano Galdino. Além dos agradecimentos, João Azevêdo também prestou contas à sociedade das ações de sua gestão à frente do Governo da Paraíba, no ano de 2021. As sessões ordinárias iniciarão, efetivamente, na próxima terça-feira (8).
João Azevêdo iniciou seu discurso agradecendo a Deus, pela vida; à Ciência, pela vacina; e a todos os profissionais de saúde e das mais diversas áreas que ajudaram a Paraíba na luta contra a pandemia do coronavírus, que vive uma terceira.
Ele convocou o povo paraibano a trabalhar junto com o Governo e seguir unidos “no processo de construção de uma Paraíba inovadora, forte, altiva” e para prepará-la para ocupar lugar de destaque no Nordeste e no Brasil.
O governador paraibano discorreu sobre as ações implementadas em 2021 nas áreas de Educação, Saúde, Energia Eólica e outras áreas. Afirmou que o governo atraiu indústrias e empresas comerciais para se instalarem na Paraíba, aumentando o número de vagas de empregos na Paraíba, bem como preparou o caminho para obras fundamentais para o desenvolvimento do Estado e que deverá ser posto em prática neste ano, a exemplo da dragagem do Porto de Cabedelo, onde o governo deverá investir R$ 88 milhões; o Centro de Convenções de Campina Grande, que deverá custar aos cofres públicos mais de R$ 110 milhões.
Ao final da fala do governador, o deputado Adriano Galdino agradeceu a mensagem e falou da satisfação de contar com a presença do governador na sessão preparatória.
Trabalho presencial
Antes de terminar a sessão, o deputado Adriano Galdino cientificou os deputados estaduais de que a mesa-diretora da Assembleia recebeu memorandos do Sindicato e da Associação dos Servidores da Casa solicitando que seja adiado o retorno das atividades presenciais nas dependências da Casa de Epitácio Pessoa. As entidades expressaram a preocupação com a terceira onda da Covid-19, em face da cepa Ômicron, no Estado da Paraíba, e também com o surto da gripe H3N2 e alegaram a falta de condições do ambiente de trabalho para garantir a saúde dos servidores.
O presidente da Assembleia deu um prazo até esta quarta-feira (9) para que solicitou os deputados se pronunciem sobre a questão, para que a mesa-diretora possa decidir se que atenderá o pleito dos servidores.